Subscribe:

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Em fim, ao tão prometido jogo.

E aí galera, tudo bem com vocês? Aono aqui.

Primeiramente pessoal, desculpem-me pela demora. Houve uns contratempos aqui e eu mal pude usar o PC. Esse domingo, eu ia postar a análise. Já até estava pronta. Mas por ser aniversário do meu irmão, tive que ser escravizado pela minha mãe e quando cheguei em casa, já nem tinha mais ânimo pra usar o PC. Segunda eu trabalhei que nem filho de corno. E, por essa ser uma análise bem grande, vou dizer apenas um jogo, diferente do que eu havia prometido. O outro jogo fica pra próxima. Mas agora, com vocês, a análise que venho trazer.

A muito tempo atrás, conheci um jogo que, com todo respeito, fiquei doido afim de jogar.  Mas infelizmente, não tinha sido lançado. Então, tive que me contentar apenas com a versão anterior. Que é chata e muito limitada, mas apenas em comparação à sua outra versão, a mais recente. O jogo em si, é o Lord of Apocalypse (LoApoca), mas inicialmente joguei o Lord of Arcana (LoA). A modalidade de jogo dos dois são as mesmas coisas. Mas infelizmente, LoApoca, não tem uma versão em inglês. O jogo é todo em japonês. E, cá entre nós, tomei no cu pra conseguir me adaptar ao jogo perfeitamente. E ainda hoje tenho alguns problemas. Aconselho que, caso vá jogar, comece pelo LoA e depois passe para o LoApoca.



Agora, vamos ao jogo em si.
O jogo não é complicado de se entender, a partir do momento que você compreende o básico do jogo, ele se torna facilmente jogavel. Como todos os outros, LoApoca você customiza seu personagem desde aparência, à armas. Quem entende japonês, vai compreender uma coisa que eu não fiz a menor ideia. Aparentemente, pelo que entendi, existe algo como se fosse alinhamento de planetas. Mas, não entendi bulhufas disso. Saí colocando.

Na parte das armas, você pode escolher entre sete tipos de armas diferentes. Diferente do LoA, que são apenas cinco. As armas são:


 1 – Twin Sword – Aparentemente, ela é uma lança com duas lâminas, uma em cada ponta. Mas você pode “quebra-la” em duas. Deixando-a então em formato de TwinSword. Entretanto, este modo de lutar consome stamina a cada ataque, e, se sua barra de stamina chegar ao fim, o personagem fica parado por um tempo para recupera-la. Dependendo da missão, é bastante perigoso fazer isso. As vantagens da TwinSword são:

Pontos positivos:
1)  Tem uma ótima velocidade de ataque. Dependendo da habilidade de luta que você usar, possui uns ataques bem devastadores. Em modo de duas espadas, conforme você atacar, mais rápido ela vai ficar.
2) Possui ataques rápidos e fortes.
3) Como diz o próprio nome das armas, elas podem ser de uma arma de duas mãos simples, como lanças (embora não se jogue como se fossem lanças), para duas espadas.

Pontos negativos:
1) Possui uma alta carência de defesa. Pois como é uma arma que ocupa ambas as mãos, o usuário fica impossibilitado de usar escudos.
2) Os ataques dessa arma que requerem stamina, usam uma grande taxa de stamina. Por exemplo, uma das skills, o usuário ataca o inimigo inúmeras vezes no ar. De início, ela já requer uma boa parte da stamina, se não me engano, cerca de 2/5 da stamina total do usuário, e a cada momento, sua stamina via descendo mais e mais. Uma outra, você concentra seu ataque para lança-lo. Você pode segurar o quanto quiser, mas vai consumindo stamina a cada momento que você manter o botão de ataque pressionado.

Obs: As “skills” que essa classe possui, são muito boas. São num total de 5 skills para cada classe. E cada uma é bem diferente da outra. O primeiro tipo, é uma ótima para quebrar partes de chefes. O uso dela é de longo alcance. Não, você não taca suas espadas. O usuário “quebra” as espadas e se lança em um ataque para cima do monstro correndo até ele, chegando ao monstro, ele o bate com uma força absurda, acredito que, mesmo que seja um só ataque, ela tire uma boa parte do HP do monstro.

Não vou entrar em detalhes das skills das armas, pois eu jogo mais com TwinSword. Embora eu já tenha jogado com todos. Mas não habilitei 100% das skills das armas. Então vamos parar por aqui. Vou falar apenas das que eu souber.



2 – LightSword[1H] – Como o nome já diz, essa arma é apenas uma espada. Porem, você tem a vantagem de usar um escudo com para bloquear melhor os ataques e ganhar mais defesa, diferente da TwinSword, que você defende apenas com a própria arma e não tem uma boa defesa. 

Pontos Positivos:
1)Assim como TwinSword, a LightSword possui uma alta taxa de velocidade, acredito que seja a arma mais veloz do jogo. Porem, nem todos os ataques dessa arma são realmente fortes. Mas alguns ainda assim, são bem fortes.
2)Tem uma taxa de defesa elevada, comparado à Twin, e com o escudo, pode bloquear melhor os ataques dos monstros.

Pontos Negativos:
1) Mesmo tendo escudo, essa classe usa bastante stamina para bloquear os ataques.
2) Embora os ataques rápidos, sua esquiva durante ataques pode ser complicado, pois no meio do combo, o personagem pula, o que o deixa completamente aberto. Qualquer ataque pode te acertar nesse momento.

Obs: Essa classe possui ótimas skills. E, na minha opinião, a melhor delas é a quinta skill. Diferente de todas as outras skills das classes que joguei, ela é simplesmente única. O Force Saber consiste em, simplesmente, um buff. O usuário cria uma aura entorno de sua espada, aumentando drasticamente seu ataque. E, a melhor parte, é que ela pode acumular num total de 3 vezes. Na primeira, a Sword ganha uma luz branca em torno dela. Na segunda, uma luz amarela. E na terceira, uma mistura de cores. Um azul com tom roxo (sei lá, algo assim), e amarelo. Seus ataques com as três concentrações, são assustadoramente altos. Um ataque sem o Force Saber causa 70 de dano. Com o Force Saber, causará No mínimo, 110 de dano. Não é muito né? Apenas porque você não está acostumado com os hits e velocidades.


3 – Mace – Assim como o nome diz, essa arma é uma Maça. Sua modalidade de jogo é... Digamos que... Diferente. Tentei jogar com essa classe mas não gostei muito. É meio estranho essa classe. Não curti muito.

Pontos Positivos:
1) É a melhor arma quando se trata em quebrar partes de chefes. Quebra que é uma beleza.
2) Acho que só. Não joguei por muito tempo com essa arma. Só fiz uma única missão, que foi a de início.

Pontos negativos
1) Sua velocidade não é a muito alta.
2) Não possui escudo
3) Não sei mais o que falar, assim como não sei os pontos fortes, também não sei os pontos fracos.

Obs: Eu realmente joguei muito pouco com essa Classe. Não faço a menor ideia de como sejam as skills dela.


4 – Heavy Sword [2H] – Essa classe usa uma longa e pesada espada de duas mãos.  Joguei por um tempo com essa classe,  ela possui uma boa taxa de ataque e defesa. Mas não é boa em velocidade. Afinal de conta, uma espada que é quase o tamanho do usuário não pode ser rápida como em outros jogos. Tendo isso em mente, você pode um conjunto de armaduras pesado, o que aumentará bastante sua defesa.

Pontos positivos:
1) Seus ataques são  realmente fortes e suas skills são realmente muito úteis. O que faz cobrir a falta de velocidade em batalha.
2) Mesmo que seja uma arma de duas mãos, você ainda possui espaço para poder usar o escudo, o que dá ainda mais defesa.
3) Essa classe é excepcional quando se trata de defesa. É a que mais possui defesa.
4) Além da ótima defesa, é a classe que mais possui HP no jogo, digamos que é o tanker da parada. Mas cuidado, não existem classes de cura. O jogo é totalmente humano, ninguém possui poderes mágicos.

Pontos Negativos:
1)Sua carência de velocidade as vezes pode ser fatal se você não conhecer bem o inimigo.
2)Para seus ataques pesados, é normal usar muita força. Isso quer dizer, sua Stamina vai lá longe. Requer um uso imenso de stamina. Uma das skills usa exatos 50% da sua stamina.
3)Seus combos terminam bem rápido, e nos intervalos entre um ataque e outro, você constantemente está sendo acertado. Mas não é sempre.
4) O uso de pots para essa classe, é realmente alto. Se vocÊ quiser economizar, uma quest pode realmente demorar.

Obs: Essa classe é realmente útil. Suas skills são fortes e quebra as partes dos chefes com facilidade, não tanto quanto a Mace. Mas quebra.  E, só pra reforçar, essa classe não é dammager ainda. É a que mais aguenta porradas, o tanker. Embora não exista Healer no jogo. aheihsiuahe


5 – BattleAxe – Eis aqui, os machados. Se você é o louco que ignora defesa e agilidade, só para ter um ataque monstruoso, essa classe é perfeita para você. Não sei muito o que dizer sobre a classe, mas uma coisa te garanto. Seus ataques são um absurdo. Eu já vi um vídeo, essa classe hitar mais de 400. Não tava puro, é claro. Mas ainda assim, um hit de 400 é algo que faz qualquer mob sentir as pernas tremerem com um simples tapa.

Pontos Positivos:
1) Seu ataque é o maior dentre todas as classes. E usando alguns itens para aumentar ainda mais o ataque, a classe pode se tornar mortal.
2) A jogabilidade é diferente mas, pelo que eu consegui entender, é ótima para atacar mais de um monstro ao mesmo tempo.
3) Você não precisa usar as skills que consomem Stamina para poder dar seus ataques altos.

Pontos Negativos:
1) Sua velocidade, é realmente baixa. Até mais baixa do que a HeavySword.
2) Não possui escudo, o que deixa sua defesa um pouco menor.
3)Seu HP não é tão alto quanto o HeavySword.

Obs: Nunca joguei com essa classe por não gostar muito de ser classes lentas, prefiro classes com ataques rápidos, mas posso afirmar que é uma ótima classe se você manjar perfeitamente os  timings dos ataques e dos monstros.


6 – Firelance – Firelance, como diz o nome, É uma Lança de Fogo. Se você é do grupo que gosta de atacar atrás das linhas de frente, essa classe é perfeita para você. Ela consiste em ataques de fogo.  Seus ataques comuns são, especialmente fracos. Mas, as skills são realmente boas.

Pontos Positivos:
1) A melhor parte dessa classe, é o alcance de ataque. Os ataques possuem um alcance muito grande. Embora duas ou três skills sejam de perto. Mas são realmente forte essas skills.
2) Você pode concentrar até três cargas para soltar de uma vez só. O que aumenta e MUITO o ataque. Usarei como exemplo, a skill que mais curto, Sniper Strance. Seu ataque por si só, já é alto. Mas se você concentrar as três cargas para lançar de uma só vez, além de seu ataque sair mais forte que o normal, sairá também três hits. O que é ótimo para encher sua barra de mana para poder usar suas Spell Cards.
3) Sabendo usar as combinações certas, você mata um monstro sem sequer ser tocado pelo próprio. E esse monstro que me refiro, são os boss. Que normalmente te enchem de porrada com essa classe e te fodem por completo. Mas sabendo usar as coisas ao seu favor, você fica indestrutível.

Pontos Negativos:
1) Não possui escudo.
2) Não possui defesa, apenas esquiva. Que também não é lá essas coisas.
3) Sua velocidade é uma das menores.
4) Seu HP não é o melhor.
5) Sua Stamina define se vocÊ vai viver ou morrer. Pois os melhores ataques usam uma grande quantidade, usamos como exemplo o Sniper Strance. Há dois tipos de usar essa habilidade. Você usa o maior ataque, que explode a sua frente, sem lhe causar dano, apenas no inimigo. Como também tiros normais. Esses tiros, são muito fortes, tiram uma boa quantidade de HP do inimigo, porem, usa em torno de 60%~65% da stamina. Ou seja, um ataque, descansa, outro ataque,m descansa. Se o monstro chegar perto e você tiver dado seu segundo ataque, reza, viu...

Obs: Essa classe é ótima para economia de poções de cura. Com uma Spell Card que vou falar mais a frente, a classe se torna invencível. Jogo bastante com essa classe só para fazer dinheiro. Afinal de contas, dinheiro fala em qualquer lugar. AIEHSIUHAE


7 – Tomahawk – Essa classe é a mais estranha do jogo. O personagem usa um par de machadinhos. Mas esses machadinhos são cheios de surpresas. Você pode fazer eles de Ioio mano. Sim, você joga e trás de volta com uma cordinha. Dá até pra fazer helicóptero com ele. Você plana por um instante enquanto ataca os inimigos, é bizarro. AEUHISHAIUHE Mas é muito bom, muito mesmo.

Pontos Fortes:
1) Seu ataque é bem alto.
2) Sua velocidade também é ótima.
3)Se não me falha a memória, você faz um Get over here com o machadinho, se não é isso, ele só joga o machado lá longe, e fica acertando os inimigos.
4) É ótima arma de mobber, mata muito monstro junto com facilidade.

Pontos Negativos:
1) Sua defesa é baixa assim como TwinSword.
2) Sua stamina voa com as piruetas que o personagem faz enquanto usa suas skills.
3) É uma classe cujo a jogabilidade é um pouco difícil.

Obs: Não sei muito o que falar dessa classe. Joguei bem pouco com ela, mas curti as piruetas. Haesiuhae


Bom gente, essas são as armas do jogo. Agora vamos aos chefes.

O jogo tem um total de 11 Boss.
 - Só 11? Vai ser rápido zerar então. >/
Não, não vai. Embora a quantidade de chefe sejam apenas 11. Cada chefe, possui variações irritantes para matar. Eu já sofri bastante. Tenho mais de 30 horas de jogo. E ainda não tá 100%. O jogo não é tão grande assim, mas ainda assim, não é rápido de se zerar.

1 – Agni – É o primeiro chefe a enfrentar. Assim como na mitologia Hindu, agni também é um boss de fogo. Ele é bem grande, mas não é nem um pouco difícil. É na verdade, fácil até de mais. Afinal de contas, é o primeiro chefe.


Compare o tamanho do personagem com o de Agni. Ele é realmente grande. Aheisiuahe
Mas não é o maior boss.

Cada Boss, possui uma Ultimate Spell Card. A Ultimate Spell Card de Agni, é simples porem bem útil. Eu a usei por um longo tempo. Ela atordoa o inimigo, deixando-o caído no chão por uns instantes. Funciona em 10 chefes, só não em um que é o maior de todos, e bem chato de matar.

2 – Takemikazuchi – Esse Boss é um tanto chato, comparado com o Agni. Mas depois que você entende as habilidades dele e pega os timings, se torna bem fácil. Seus ataques são todos elétricos. O que pode acabar te fazer caindo atordoado.


A Ultimate Spell Card do Takemi, é a mais útil para quem optar por Firelance. Pois ela cria um cristal de luz que atrai a atenção dos montros. Acho que os mortos vivos não se deixam enganar. Mas talvez eu esteja enganado. Afinal de contas, não joguei tanto com Firelance para matar mobs, só jogava com ela para matar um boss e fazer dinheiro.

3 – Bahamut – Esse é o primeiro dragão a ser enfrentado. Ele é bem chato para os iniciantes. Bem chato mesmo. Lembro que passei sufoco quando comecei a jogar e tive que enfrentar ele pela primeira vez no LoA. Mas no LoApoca, é mais tranquilo. Embora seja um dragão aquático na mitologia árabe, o Bahamut do jogo é um dragão de fogo.


A Ultimate Spell Card do Bahamut é uma Skill em área. Dá um dano de uns 3k em cada mob. Muito muito boa. Até você conseguir uma outra aí que vem mais a frente.


4 – Cthulhu – Esse é o maior boss. O maior mesmo. Você não consegue ficar em um ponto na tela onde você possa ver seu personagem, e o boss por completo, é até absurdo. E_E


Compare o tamaninho do personagem ali em baixo, e o boss desgraçado de grande. E não, ele não é só aquilo. Tem mais coisa pra trás e escondido. Ele é ainda maior. E_E

Sua Ultimate Spell Card dá um alto dano, até mesmo maior que o do Bahamut e ainda congela o inimigo, mas em compensação, demora muito encher sua mana para poder usar.

5 – Azdaja – Esse boss é chato pra caramba. Ele é rápido, e ainda se esconde no solo. É uma mulher num corpo com duas cobras. É uma parada meio louca...


Sua Ultimate Spell Card não é lá muito boa. De certa forma até é, mas não tem muita utilidade por poder usar outras. Ela cura seu personagem enquanto você ataca.

6 – Grendel – esse é o Cavaleiro Voador. Bicho chato pra porra. Vive fugindo enquanto voa, já que vocÊ só pode ficar no solo. E é um boss bem difícil de matar.


Sua Ultimate Spell Card é igual ao do Bahamut, porem, ela dá mais de 5 hits de uns 600. Tira uma boa quantidade de HP do inimigo, é bem melhor do que a Bahamut.

7 – Xerxes – Esse boss é chato por ser um robô com lâminas em suas laterais. Ou seja, cuidado ao atacar, ou será lançado longe.


A Ultimate Spell Card é puta boa. A melhor de dano. Ela á uns 3hits de mais de 1k de dano por hit. E não é tão demorado para encher.

8 – Vermillion – O Primeiro boss Picudo pra enfrentar. Ele é realmente chato e difícil. Até você compreender os ataques dele. Mas mesmo depois de compreender, continua sendo chato.


Sua Ultimate Spell Card é boa pacas, mas em grupo com mais de um player. Ela aumenta o ataque do grupo, boa pacas. Megusta

9 – Hecatoncheir – É um puta bichão nervoso gigantão. Não tanto quanto o Cthulhu. Mas é grande pacas e tem uns ataques from hell. Ele é uma mistura de minotauro com orc. É verde. Tem corpo humano e de cavalo. É um Minoorc. AHEIUSHUIAHE okay, brincadeiras a parte.


Olha o tamaninho da espada do bicho, é muito maior do que seu personagem. AISHIUAHE
O Ultimate Spell Card desse boss, remove os status abnormais do personagem e aumenta a defesa. É até útil, se você quiser apenas defender.

10 – Nidhogg – O segundo dragão. Esse boss é difícil pra porra. Se você não tomar cuidado com ele, acabará sendo pisoteado. Eu já morri inúmeras vezes assim. Cada pisão dele me tirava no mínimo 300 de HP. Chorei horrores contra ele. Aeuishiauhe


A Ultimate Spell Card dele é bem útil, além de dar um dano alto em todos os monstros, também diminui muito a velocidade deles.

11 – Siegfried – Esse é o picudo máster. Ele é um puta brutamontes de armadura e o mais chato de todos. Sim, esse é o último e mais difícil boss a se enfrentar. Embora ele seja lento, ele tem uns pulo do gato as vezes. Cuidado ao enfrentar ele. De longe ou de perto, ele vai te dar um dano fi da puta. Um ataque dele pode tirar até 90% do seu HP. E eu não estou exagerando... ;-;’


A Ultimate Spell Card dele, eu não sei o que dizer. Ainda não fiz ela. Mas no site que usei como referencia enquanto jogava, dizia que aumentava os outros atributos. É, também não entendi.

Saindo dos boss, vamos às quests.
Como em Monster Hunter, o cenário em LoApoca é fechado. Ou seja, vocÊ só pode sair da vila se pegar uma missão. Você não simplesmente sai e caça os monstros. Possuem três maneiras de se pegar as quests. A normal, que é com o NPC que fica em um grande balcão. À direita o é o NPC do banco, onde você pode trocar seus equips, pegar pots e mudar seus modos de batalha. E à esquerda é o NPC de quests. Ambos os NPCs são mulheres. Além desses dois há também alguns outros, como o Ferreiro, a Vendedora e a Criadora de itens. Que não vem ao caso falar aqui. Voltando às quests. Esse modo normal, você enfrenta as quests como qualquer outra coisa no mundo, passa os mapas e procura o boss. Fim. Há também a Guild, que dá pra fazer em grupo, se você possuir conta e o jogo original, dá pra jogar com demais pessoas. Mas nem se preocupe de mais com isso, afinal de contas, eu zerei com a ajuda dos NPCs que as vezes te fodem no campo de batalha. E também, dentro de um grande salão. Lá possui um total de 9 cristais. Cada cristal um boss diferente. E, diferente dos outros dois tipos de quests, essas aqui você só faz uma vez. E vai direto pro boss.

Tem num total de 10 Arcos de missões. Um total de 88 missões visíveis para escolher. Pouco né? AEHISAUHE
Além desses arcos, as vezes é possível ganhar uma quest extra. Você tem duas opções. Uma fácil e outra difícil. Nessas missões, existem boss muito, mas muito filhos da puta (embora sejam apenas variações dos bosses anteriores). Missões onde você precisa matar chefes cujo a defesa desses são muito altas, fazendo você hitar 1 de dano nele... Já viu né...? Aja paciência e tempo. AEHISIAHUHE
Ou seja, tem mais ou menos 100 missões nesse jogo. Acredito que mais.

Agora, aos NPCs que lhe dão suporte no campo de batalha.

 São um total de 6 NPCs que dão suporte no campo de batalha. Agora vamos neles:

Dolphstein; usando uma Sword[1H] e usa bolas de fogo para acertar os inimigos. Ele é seu primeiro parceiro no campo de batalha, e um dos mais úteis. Você o conhece logo após o Prólogo, o liberando logo para escolha na missão 1.1.


Laurarone; É a Diva do bagui, toda produzida e usando seu BattleAxe, ela causa danos devastadores. Usa também poderes de luz, que pode deixar o inimigo cego por alguns instantes, o impedindo de se mover.  Ela é liberada na quest 2.5.


Elvansia; tem um aspecto de que não fala muito. Não sei, aparentemente alguém que não se comunica mesmo. Ela usa twinblades e traps de magia negra, o que faz o inimigo perder velocidade. Mas não é algo como uma velocidade de 0 a 10, enquanto o monstro se movimente a 10, ele se movimentará a 3. Depende muito do monstro, é claro. 3.6.


Albert; Ele é uma pessoa especial, afinal de contas, não acho que alguém consiga dar atenção de mais a ele, já quie você já possui outros três parceiros e ele seja em especial, inútil. Ele usa Firelance, o único com um longo alcance. Mas que mesmo assim, serve pra nada. Ele usa poderes de relâmpago, que pode fazer o inimigo cair atordoado. Você o libera na quest 3.7.


Yuno; Ela é a gutiguti do bagui, ela tem um estilo Lolita, embora parece ser frágil e delicada. Mas sua arma diz completamente o oposto, ela usa uma HeavySword[2h], com poderes de gelo, que pode até congelar o inimigo, mas demora eras pra isso acontecer... Tem gente que faz pouco caso dela, eu em especial, gosto dela. Não é a melhor, mas ainda assim gosto de jogar com ela.  Ela é liberada após a quest 4.5.


Ruth; O mais forte companheiro. Ele usa Tomahawk,  ele não usa nenhum poder em especial. Mas sua grande força compensa bastante. Liberado na quest 8.6.


Obs: Não esqueçam de rodar todo o mapa para que possa encontrar com o personagem em algum lugar específico, alguns deles ficam em “X” lugar.


Finalizando toda a análise agora, alguns poucos comentários.
Eu não falei de tudo do jogo, apenas dos pontos mais específicos. Não comentei sobre as magias que você adquiri durante o jogo nem as Orbs que você pode criar para por em suas armaduras. Se eu fosse falar, ficaria muito maior do que já está. Portanto, dê uma viradinha no jogo para poder verificar melhor todos os itens.

A jogabilidade do jogo é ótima. Numa escala de 0 a 10, eu daria 9 para ele. Quem tem PSP Go, vai sofrer um pouco, mas nada impossível, afinal de contas, o meu é e eu zerei.

O ruim do jogo, é ele estar em japonês e você se foder ao quíntuplo para conseguir os equips. Até hoje eu tomo dor de cabeça para conseguir fazer alguma armadura, acho que to desistindo de jogar por causa disso. Aeuihsuiahe

As músicas do jogo são shows. Mas enfim. Já to ficando sem saber o que falar.

É isso aí galera, minha análise acaba por aqui. Espero que tenham gostado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário